Energia Hídrica

A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas, por sua vez, podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador eléctrico, com a finalidade de prover energia eléctrica para uma rede de energia.



É a energia proveniente do movimento das águas. Ela é produzida por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais produzindo pelo desvio do curso original do rio.

Nas usinas hidroeléctricas, a pressão das águas movimentam turbinas que estão ligadas aos geradores de corrente eléctrica. Na maioria das vezes são construídas barragens, que servem para represar os rios. Com muita pressão a água acumulada é libertada e as turbinas giram.

Vantagens e desvantagens:
A energia hidráulica, tem muitas vantagens, porque é uma fonte limpa, não causa grandes impactos globais, é renovável e é muito acessível comparada com as outras fontes.
Também existem as desvantagens, que são: inundações de áreas habitadas causando deslocamento de populações e destruição da flora e fauna.

Vídeo


 
Copyright © Energias Renováveis
Escola Básica e Secundária do Carmo